O que você faria se estivesse prestes a perder suas memórias?



 Samantha Agatha McCoy é uma garota nerd comum,vive em uma casa com seus pais, seus três irmãos ( Harry, Bette e Davy), participa do grupo de debate da escola e sonha em cursar direito em uma boa faculdade. 

 Tudo ia bem mas, como sabemos, nada na vida é perfeito. Sammy tem NP-C (Niemman-Pick tipo C), uma doença degenerativa rara que causa demência e falta de memória. Sabendo que talvez ela não lembre nem mais quem ela é dali a um tempo, Sam resolve escrever um livro para ela mesma no futuro.

"Se você só consegue lembrar suas aspirações, não terá ideia de como foi do ponto A para o ponto B. É por isso que estou escrevendo para você, acho, e não tirando um monte de fotos. Uma foto não vai tão fundo"
  O livro começa com Sammie explicando quem é ela e o porquê de ela escrever. Ela então narra todo o fim de seu último ano no ensino médio, conta sobre como ela se saiu em um torneio de debate nacional, seus primeiros amores, sua infância, a sua relação com sua família e amigos e, por fim, como a doença afetou a sua vida.

 Eu gostei muito desse livro,  Samantha é uma personagem forte e determinada. Apesar da doença, ela faz planos para o futuro e tem esperanças de que a doença não mude sua vida completamente.

 Como muitos livros que temos por aí, há um pouco de romance, Sammy tem uma queda por Stuart Shah, um estudante mais velho que tem um livro publicado, mas também existe Cooper, seu amigo de infância que mora do outro lado da montanha. Uma coisa boa, na minha opinião, é que o livro não gira em torno disso, é apenas mais um detalhe da história.
  
  É um livro bem rápido e gostoso de ler, só não é tão leve pela doença retratada. E tenho que admitir: chorei muito durante a leitura, tenho um coração feito de manteiga derretida afinal de contas.


Ficha Técnica
Título: O livro de memórias
Título Original: The memory book
Autora: Lara Avery
Tradução: Flávia Souto Maior
Ano: 2016
Catalogação: Literatura Juvenil
Editora: Seguinte
Peguei emprestado na biblioteca do Centro Cultural de São Paulo.



É isso, qualquer sugestão, opinião ou comentário é só escrever aí em baixo.

Muito obrigada por ler até aqui.

Se quiser,me siga nas redes sociais que estão na aba lateral e se ainda não conhece meu canal o/a convido a conhecer: Reino dos Livros

Beijos e até mais! 😺



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os melhores encontros são os inesperados

#TorneioMLV

E se você ganhasse uma fada de presente?